Foto: divulgação
Mais antiga cooperativa agropecuária em funcionamento no Brasil, a Cotribá prepara uma programação especial para a 46ª Expointer, que ocorrerá entre 26 de agosto de 3 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Entre as novidades, está a ampliação da Casa Cotribá, que relembra a primeira sede própria da cooperativa em Ibirubá, construída na década de 1920, e a exposição da tecnologia santa-mariense para o monitoramento de vacas leiteiras.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nesta edição da Expointer, a cooperativa contará com espaço especial no pavilhão de gado leiteiro, valorizando ainda mais a produção gaúcha. Atualmente, a Cotribá atua em diversos municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Há unidades em seis cidades da região: Cruz Alta, Tupanciretã, São Francisco de Assis, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul e São Gabriel.
Com uma agenda especial de palestras e debates, a Casa Cotribá estará aberta todos os dias no horário de funcionamento da Expointer. A Cotribá também é uma das patrocinadoras do Circuito Exceleite, realizado em diferentes etapas ao longo do ano, numa promoção da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul.
Coleiras
Durante a Expointer, a Cotribá mostrará as vantagens do uso de coleiras de monitoramento animal que proporcionam um novo patamar de assertividade no controle do rebanho de vacas leiteiras. Sócia da CowMed, startup de Santa Maria, a cooperativa aderiu às vantagens da tecnologia para reforçar as boas práticas animais, além de melhorar a produtividade e a rentabilidade dos produtores.
Com o novo sistema, o acompanhamento das 60 mil vacas gerenciadas diariamente pode ser feito à distância, por meio de um aplicativo que registra e interpreta o comportamento dos animias captado pelas coleiras 24 horas por dia. A nova ferramenta começou a ser adotada em 2021 e a meta é chegar a 10 mil vacas monitoradas em 2023.
É possível monitorar a ruminação, atividade do animal, ócio e ofegação e com os dados corrigir padrões de nutrição, entre outros benefícios. As coleiras com sensores eletrônicos também fazem a detecção da época de cio e dão alertas sobre problemas de saúde do animal. Uma das principais vantagens do uso do aplicativo é poder antecipar a tomada de decisões e traçar metas para a atividade. É possível, ainda, fazer o planejamento forrageiro anual com base nos níveis nutricionais informados.